Maresia na Costa

08 setembro 2005

As minhas canas...


Hoje vou falar um pouco das minhas canas pois, se há material pelo qual o pescador desportista nutre especial paixão é por elas.

Efectivamente, elas são as grandes responsáveis pelo prazer que retiramos do acto de pescar, é vulgar a frase "xiii... olha aquela cana toda vergada...", são de facto a extensão do nosso braço, responsáveis por muitas das nossas alegrias e maltratadas aquando das nossas desilusões.

As minhas canas são todas vocacionadas principalmente para a pesca à bóia podendo, no entanto, também efectuar a pesca ao fundo ligeira, tento e chumbadinha.

Vou começar pela mais forte, a Excalibur Rock Special, de 5,40 m e acção de 80 - 150 grs. É uma cana fortíssima de bóia, especialmente vocacionada para a pesca em falésias de grande altura, não é demasiado pesada (cerca de 600 grs), extremamente fácil de transportar (1,15 m fechada) o que ajuda imenso nalguns pesqueiros com descidas mais "manhosas". Uso-a essencialmente para as pescas mais "brutas" em dias de mar tempestuoso e pescas a grande altura.

A seguinte é uma Grauvell Áries de 5,50 m e acção de 50 - 125 grs. Esta cana foi um pouco adaptada em relação ao modelo original, foi amputada nas extremidades, cerca de 5 cm no cabo e cerca de 15 cm na ponteira, esta última também foi reforçada internamente com uma outra ponteira. Ficou com 5,30 m e é a grande responsável pelo abandono a que tem sido votada a anterior. Considero esta cana uma pequena maravilha, pois é extremamente leve (menos de 400 grs), mata o peixe muito bem e não tem qualquer problema em suspender em falésia alta peixes até cerca de 1,5 Kg.

Segue-se uma Hiro Power X F1 de 5m e acção de 20 - 100 grs. Esta foi oferta de um amigo e ainda não tive oportunidade de a experimentar mas, já deu para perceber, que deve ser excelente para a pesca com bóias mais "maricas" em laredos perto da água e para a pesca à chumbadinha.

Por fim a Barros Nortada Bóia de 5 m e acção de 10 - 80 grs. Tem sido um verdadeiro "carro de combate" especialmente na pesca à chumbadinha e com bóias pequenas em pesqueiros perto da água. Vale cada Euro que custou.

Nota Final - Não tenho qualquer patrocínio, pelo que as apreciações que faço apenas reflectem a minha opinião pessoal pelo material que utilizo.

Num próximo "post" falarei também um pouco sobre os maridos delas... os carretos!

6 Comments:

  • Ora isto é que a malta precisa, opinioes comprovadas acerca do material, alguem que dá a sua opiniao sem ter de puxar a brasa a quem lhe fornece o material.

    um abraço amigo ferreira, depois havemos de falar, este ano as férias infelizmente nao correram muito bem e nao pude passar ai.

    Miguel Coucello

    By Anonymous Anónimo, at 11:19 da manhã  

  • Para este amigo e colega pescador Ferreira os meus parabens pelo seu blog, pois relata aqui seus conhecimentos e suas aventuras nesta costa tão perigosa e acidentada é sempre bom as palavras dos pescadores mais velhos e mais sábios,pois as suas palavras são sempre bem vindas para as geraçoes de pescadores mais novos,ao lerem a experiencia dos mais velhos escusam de andár em caminhos não próprios e mais trabalhosos, o már é fáz que fáz o pescador,quantas mais horas passamos ao pé dele mais aprendemos,como o már não fála temos de aprender uns com os outros principalmente com os mais velhos e experientes, um abráço aqui de sintra deste teu amigo LUIS BATALHA.

    By Anonymous lUIS BATALHA, at 10:41 da tarde  

  • Amigo Ferreira
    Parabéns pelo Blog, específico para a pesca à boia nas falésias do Algarve e Costa Vicentina.
    Depois do Cesto/Rebeca e das "meninas", que venham os "adereços", ou seja; as boias brutas (já que as outras são maricas), os iscos, os nós, os multi e os monofilamentos, os anzois, etc.. (o etc. também é vasto)
    Se um destes temas for tratado de cada vez, estou convencido que no fim, todos estaremos preparados (teóricamente) para umas incursões nessas falésias.
    Um abraço e boas ferradelas
    António Soares

    By Anonymous Anónimo, at 12:57 da tarde  

  • ...as canas têm maridos????

    Bolas!!! Sempre a aprender!!

    By Blogger Azenhas, at 11:12 da manhã  

  • Caro Ferreira,

    O post foi cópia integral d"a saloia".

    Sempre fizeram uma saúde ao Azenhas no enconto do pescaemportugal.pt?

    By Blogger Azenhas, at 5:07 da tarde  

  • Viva Ferreira,

    tenho hipotese de comprar uma Grauvell Áries nova como a sua por 100 euros, acha bom negócio?

    Cumprimentos e continuação de boas pescarias.

    By Anonymous JS, at 9:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home