Maresia na Costa

29 novembro 2005

Este leva que contar...

(Clique na foto para ampliar)

Pois é..., estava eu numa das minhas pescarias habituais quando ferro um robalote e toca de trabalhar o bicho que aquilo até não é tão fácil como alguns julgam.

Depois de trabalhado algum tempo lá vem o peixe para cima de água, deve ter uns 3 kgs, penso eu, toca de preparar o cesto/rabeca que isto de um gajo sozinho por o zingarelho a trabalhar a 65 metros de altura não é fácil.

Nessa altura reparei no turista da foto que filmava a cena todo entusiasmado, bem..., lá continuei com a faina e por fim a rabeca lá chegou abaixo, mas o raio do peixe não entrava nem por nada, puxo mais um pouco, folgo depois de passar aquela onda e pimba, já lá está dentro, toca a puxar a corda do cesto. Puxa que puxa e finalmente cá em cima, o “camone” apreciava extasiado.

Pega lá tu agora no cesto que eu também quero uma foto, disse-lhe eu, não sei se entendeu o que eu disse, mas os gestos percebeu.

Aí está ele a segurar na rabeca, com o peixe lá enfiado, com os opérculos fechados e a cauda aberta em leque firme pois acabou de ser capturado, é ainda visível o angulo formidável do mar e ao fundo o Farol do Cabo de S. Vicente.

Este leva que contar quando voltar para casa... que irá dizer dos pescadores portugueses?...

4 Comments:

  • Bonito Ferreira
    O camone estava a entender-te ás mil maravilhas.
    Ele não te questionou sobre o convite para a experimentação do lindo bichinho que apanhas-te?
    Pois se eu não estivesse tão longe tinha-te dado uma mãzinha ...a come-lo claro ....o peixinho
    ehehehehehe
    Saudações

    By Anonymous Anónimo, at 11:01 da tarde  

  • Então o cámone filmou a cena toda (estava bom o filme?) e ainda teve direito a foto?
    Isso é que devia dar direito a "Direitos de Imagem"...
    É um artista Português;
    Bom peixinho.

    Abraço
    Vira

    By Anonymous Anónimo, at 12:10 da manhã  

  • Amigo Ferreira,
    Boas fotos, esses pesqueiros aí para os seus lados é mesmo só para homens com muita barba rija, lol.
    Um grande abraço, que continue a fazer excelentes pescarias com muito cuidadinho nessas falésias.

    By Anonymous Anónimo, at 8:54 da tarde  

  • Olá Amigo Ferreira.
    É a primeira vez que entro em contacto com o seu blog. Um espectáculo!
    Sou de Lagos e estou a pensar iniciar-me na pesca na Costa Vicentina.
    Um dia destes, tinha todo o gosto em passar umas horas de "puro prazer" a dar de comer aos peixes consigo.
    Um abraço.
    nromeiro@edol.pt

    By Anonymous Anónimo, at 10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home