Maresia na Costa

14 outubro 2006

Engodar ao belisco

(Clique na foto para ampliar)


Para que uma jornada de pesca resulte nalgum sucesso devemos precaver-nos com algum conhecimento, como está o mar, as horas das marés, o vento, se vai ou não chover, etc., etc.

É da análise destas variáveis e de algum conhecimento de onde tem saído peixe e as iscas, se são as habituais ou se os nossos amigos andam com apetites esquisitos que vai resultar a nossa escolha do pesqueiro.

Para quem se inicia numa jornada de bóia um pesqueiro de laredos dos que normalmente ladeiam as nossas praias será o ideal. Será bom começar a pescar com a maré ainda vazia e ir pescando até à preia-mar. Uma ondulação de 1,5/2 m será a adequada e devemos procurar as zonas de água esbranquiçada e bem oxigenada para lá colocar as nossas bóias.

Os iscos mais comuns são a sardinha, o camarão, gamba, mexilhão, caranguejo, teagem e o famoso ralo para a Costa Vicentina.

A sardinha para além de um excelente isco é também essencial como engodo. Para esta pesca de laredos então é quase indispensável. A técnica mais eficaz para uma engodagem nos laredos é a do “belisco”, esta técnica tem vindo a ser abandonada pelos pescadores actuais que não querem sujar as mãos mas é das que mais resultados produz.

Basicamente consiste em escamar a sardinha e retirar-lhe a cabeça e a espinha central ficando apenas com os filetes de carne já limpos, estes desfazem-se na mão em pequenos pedaços tipo “bago de milho” fazendo-se pequenas bolinhas que se atiram para pedras onde as ondas vão “lamber”, não se engoda para a água. É muito importante que todo o acto de manusear a sardinha seja feito apenas com as mãos e/ou eventualmente com o recurso a uma pedra. Devem ser evitados os objectos cortantes e a sardinha deve ser gorda.

Não tenham medo de sujar as mãos, até porque a água não falta, engodar desta forma é terrivelmente mais eficaz do que as modernices de baldes e migadores em metal.

A cadência da engodagem também é muito importante, esta deve ser o mais constante possível, não tenham receio de deixar de pescar para passar a engodar, até é bom pois descansa o pesqueiro e deixa os peixinhos mais “à vontade”.

Quando ferrar um peixe retire-o rapidamente da água para não assustar os outros, se for um peixe grande que teve que trabalhar mais tempo, depois de retirado da água engode e espere uns 10 minutos antes de voltar a pescar ali. Se possível vá para um pesqueiro perto e volte lá mais tarde.

Tudo isto são pequenos truques que nos vão ajudar a melhorar como pescadores.

Vão à pesca!

4 Comments:

  • Olá!
    Sim senhor, estava a ver que tinhas deixado a prosa.
    Aqui está um tema interessante, o uso da sempre boa isca, a sardinha! e dizes bem, é sem dúvida um dos melhor isco para se apanhar um peixinho.
    Eu procuro levar sempre, mesmo que leve outros menos cheirosos.
    Gostei da prosa.
    Fica bem

    By Blogger José Cavalheiro, at 9:42 da tarde  

  • muito didáctico, vê-se que quem escreve percebe da "poda", venham mais dicas :-)

    By Anonymous Anónimo, at 1:14 da tarde  

  • Amigo Ferreira, porque é que na sua opinião se tem que escamar as sardinhas?
    Já agora onde é que tem colocado na net(se é que tem) as fotos das suas pescarias mais recentes...os troféus claro! Já agora umas fotos do(s) local(is) já ajudavam para eu ir lá no fim de semana seguinte tentar a minha sorte! :)
    1 abraço

    By Anonymous Anónimo, at 1:03 da manhã  

  • Achei fantástico o seu blog. As fotos são fascinantes e claro, a sua técnica é completamente perceptivel. Vejo que não é novo nesta arte. E claro, que fala com a mesma convicção que o senhor, obviamente que não é gago. Bem, adoraria converçar com o senhor para me dar algumas discas sobre as tecnicas que utiliza ai no sul. Eu sou nortenho e tenho utilizado algumas tecnicas que encontro pela "net" para tentar a minha sorte e normalmente as mais afastadas ma minha zona tem dado mais frutos.
    um grande abraço e vá dando noticias!

    By Blogger Pedro - O Pescador, at 10:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home