Maresia na Costa

17 junho 2006

Praia do Tonel

(Clique na imagem para ampliar)

Foi ali junto à entrada da Fortaleza que no espaço de 1 hora enchi o ceirão de peixe, os sargos tinham acabado de encostar e estavam famintos, comiam tudo... OBRIGADO SR. DAMIÃO, dono do café "A Sagres" por me ter dado a notícia..., o filho, o João Pedro estava lá em baixo no Laredo e encheu 3 ceirões que eu ajudei a puxar..., o João da Luz na pedra ao lado encheu 4 ceirões, cerca de 100 kgs de peixe para 1 só pescador, é obra!

Esta praia é o ex-libris para corrico, spinning e chumbadinha de barco e para caça e mergulho subaquático é quase o paraíso.

Defendida dos ventos de Sul e Sueste pelos canhões da altaneira Fortaleza de Sagres colocados no topo daquela parede vertical de cerca de 50 m e abrigada das violentas nortadas pelos impressionantes cerca de 70 m de altura do Cabo de S. Vicente aqui se esconde a majestosa Praia do Tonel.

O acesso à Praia não podia ser mais fácil, na primeira rotunda ao chegar a Sagres é seguir em frente para a Fortaleza de Sagres, cerca de 50 m depois encontramos do nosso lado direito a indicação da Praia. O acesso faz-se por uma rampa em terra batida.

Com a maré na preia-mar (o caso da foto) um imponente leixão destaca-se qual caravela aí ancorada, são ainda visíveis bastantes pedras perto dele, dizem os antigos que era outro leixão que estava mais perto e terá sido estilhaçado por um raio há cerca de 40 anos.

À pesca, da esquerda para a direita, até quase debaixo da Fortaleza de Sagres temos o laredo de Nossa Sra. da Graça (este nome deriva da capela com o mesmo nome que está no interior da Fortaleza), este laredo é riquíssimo em marisco, principalmente em perceves, camarão e mexilhão. Aqui a pesca mais praticada é a da bóia dirigida aos grandes sargos de arribação e aos robalos e avárias/bailas, volta e meia também aqui se ferram umas douradas. Atenção, que ao fundo do laredo as pedras são muito grandes e por isso é difícil a passagem de uma para a outra pedra, uma companhia é SEMPRE recomendável.

Embora também já lá andem muitos corricadores, no areal o Sufcasting é rei, os alvos voltam a ser os grandes sargos e os robalos que volta e meia premeiam a persistência do pescador, principalmente na pesca nocturna pois durante o dia a praia é dos surfistas.

Do lado direito da praia há uma segunda enseada muito pequenita e depois recomeçam os laredos que vão culminar na majestosa “Pedra da Silheta” uma pedra negra que é um dos pesqueiros mais afamados da zona e ponto de passagem e visita das grandes Douradas. Aqui volta a reinar a pesca à bóia e a pesca ao fundo.

É aqui, rodeados de águas límpidas e frias com as rochas a fervilhar de vida que podemos desfrutar do maior prazer do mundo, pescar!

4 Comments:

  • Boas!
    Já tardava uma boa descrição de um local de pesca, com peixe e tudo.
    A foto está formidável.
    A descrição do local é bastante elucidativa.
    E como conclui, o peixe não falta.
    Bem aproveita essas maravilhosas condições para a pesca.
    Fica bem

    By Blogger José Cavalheiro, at 10:58 da manhã  

  • ola o meu nome é Nelson Francisco sou de ptm!juntei me a uns camaradas de pesca e depois de ler umas revistas de pesca e pesquisar no google informaçoes sobre a praia.Deparamos com a sua descriçao deste pequeno,grande paraiso,claro que nao resistimos a exprimentar o corrico e a pesca ao fundo que deu logo frutos: um robalo de quilo e um besugo bom... (tamanho de grelhador)mas foi so o começo,para o proximo fim de semana ha mais.Desde ja agradeço as indicaçoes,pra semana vou exprimentar a minha especialidade: o mergulho...logo pela manha antes de chegarem os surfistas! um abraço.
    Nelson Francisco
    p.s.: ja agora fica o meu mail Zyclon_satroc@hotmail.com

    By Anonymous Nelson Francisco, at 8:08 da tarde  

  • Ainda bem que ajudou
    :-)
    Se gostam de pesca visitem o www.pescadesportiva-pt.net

    By Blogger A. Ferreira, at 11:25 da tarde  

  • É um excelente artigo, conheço toda essa zona de Sagres a S. Vicente, a alguns anos atrás tive o prazer de mergulhar nessa maravilhosa costa, fiz alguns mergulhos na companhia do meu filho Tiago, saindo da praia do Tonel e também fiz alguns a partir da praia do Beliche, é sem duvida a parte do Algarve que mais gosto.
    António Lemos

    By Anonymous Antonio Lemos, at 7:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home